Notícias

  • Reitores das universidades estaduais discutem Meta 4 em audiência pública na Alep

    Reitores das universidades estaduais discutem Meta 4 em audiência pública na Alep

    Nesta terça-feira, 11, reitores das universidades públicas estaduais e representantes do governo e dos estudantes se encontram no plenarinho da Assembleia Legislativa a partir das nove horas para debater a adesão das instituições ao sistema Meta 4, que submete à Secretaria da Fazenda o gerenciamento das receitas e despesas com o ensino superior. Cinco das sete instituições do estado contestam a inclusão no sistema justificando que perdem autonomia administrativa e financeira.

    Para o deputado Tadeu Veneri, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, a decisão do governo de centralizar a administração das universidades fere a Constituição Federal que assegura autonomia a essas instituições. Veneri destaca que a aplicação dos recursos públicos pelas universidades estaduais já é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado. “O que o governo pretende é assumir o controle sobre os recursos e sufocar a autonomia das universidades”, criticou.

    A audiência pública está sendo organizada pelas Comissões de Cultura, Ciência e Tecnologia e Direitos Humanos. Estão confirmados para compor a mesa da audiência Pública: os reitores da Universidade Estadual de Maringá, Mauro Luciano Baesso, de Ponta Grossa, Carlos Luciano Sant`anna Vargas (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público), o secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, Bruno de Almeira Passadore , da Defensoria Pública do Estado do Paraná , Anaeliza Barbosa Rosisca, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Londrina , representando a União Paranaense dos Estudantes , Marcelo Alves Seabra, presidente da Associação dos Servidores da Universidade Estadual de Londrina, professor Nilson Magagnin Filho ,coordenador do Comitê em Defesa do Ensino Público do Paraná.